Links Úteis

Notícias

O perigo do lixo nas ruas

O lixo que você joga na rua pode causar enchentes

         

          O descarte inapropriado de lixo e outros materiais é o principal causador de obstruções dos bueiros nas cidades. Ao jogar embalagens de alimentos, sacolas plásticas, chicletes, garrafas pet, entre outros materiais, na rua, você está contribuindo para o entupimento das “bocas de lobo” (bueiros), que são responsáveis pelo escoamento da água das chuvas.

         O lixo jogado nas ruas em conjunto com a limpeza inadequada de calçadas provocam o acúmulo de resíduos nas vias. Durante os períodos de chuvosos, a água carrega todos esses materiais para os bueiros, que ficam entupidos e a vazão da água diminui. Sem ter para onde escoar, a água provoca alagamentos. Em casos mais graves, como quando ocorre grandes chuvas, os riscos de enchentes aumentam. Infelizmente casos de inundações vem sendo registrados com maior frequência em cidades pelo país.

         A população precisa se conscientizar e adotar mudanças de hábitos, fazer o descarte correto de cada tipo de material, cuidando da limpeza das ruas. Pequenas mudanças são fundamentais para uma cidade melhor no futuro. 



O perigo do lixo nas ruas