Links Úteis

Notícias

Brasileiros são campeões no desperdício de água

Seja contra o desperdício

O Brasil é o país com a maior quantidade de recursos hídricos do mundo, tendo em seu território dois dos maiores aquíferos do planeta, o Alter do Chão e o Guarani. A água em abundância presente no país causa a falsa impressão de que o recurso é inesgotável, porém precisamos desconstruir essa imagem. A água é um recurso não renovável necessário para a vida humana e corre perigo.

O território brasileiro lidera com a maior concentração de água doce do planeta e em contra partida os brasileiros saem como campeões do desperdício. A população precisa se conscientizar de que a água desperdiçada fará falta no futuro. O qual não está tão distante.

Outro ponto que vale destacar é a forma que a água doce superficial se distribui no país. Na região Norte se localiza 68,5%, na região Centro-Oeste15,7%, na região Sul 6,5%, na região Sudeste 6% e na região Nordeste 3,3%, de acordo com o IBGE/Agência Nacional de Águas. Isso representa que apesar do Brasil ser um país com água em abundância, esse recurso não se encontra bem distribuído para a sua população. Com o Nordeste tendo a menor porcentagem desse recurso hídrico, é mais um motivo para consumir de maneira consciente, evitando desperdícios.

O uso consciente da água deve ser feito durante todo ano, mas vale um cuidado especial nas épocas mais quentes. Com o calor, a quantidade de banhos aumenta, idas a piscinas aumentam, aumenta a quantidade de vezes em que plantas são aguadas, calçadas sendo lavadas com mangueiras e as crianças adoram brincar com água. Todas essas tarefas parecem inofensivas, mas a combinação delas durante todo o ano, se intensificando durante as épocas mais quentes, pode acarretar o início de um período de escassez. Segundo o Ministério das Cidades, 41% da água tratada no Brasil é desperdiçada. Tamanho desperdício vem ocasionando problemas ambientais. A água que você desperdiça pode faltar na casa ao lado e até mesmo pra você amanhã.

É de extrema importância consumir pensando no dia seguinte. Em muitas regiões o abastecimento não acontece todos os dias e com isso vem o cuidado redobrado ao usar esse recurso tão valioso. O consumo consciente fará com que você possa usufruir desse beneficio por um maior período de tempo. Seja consciente!

Saiba a quantidade de água que você desperdiça em atividades diárias e o que fazer para evitar

Dica +

Utilize a água proveniente da chuva para regar as plantas e o jardim. Saiba que as plantas absorvem mais água em períodos do dia mais quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia.

 

Atenção : A água que você desperdiça hoje, não poderá ser mais aproveitada por você e por ninguém. Ela fará falta amanhã para os seus filhos netos e futuras gerações. Lembre-se, com o seu mal-uso, até a natureza sofre.


Brasileiros são campeões no desperdício de água